sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Assistência Social

Jovens carentes têm oportunidade no mercado do Turismo
Secretaria de Promoção Humana tem edital aberto até sexta para outras cursos

Gerente do Hotel Dorisol, Paulo Gouveia, não esconde o interesse que tem no aproveitamento dos 30 jovens carentes que estão participando de uma formação realizada pela Associação dos Moradores do Loreto, com verbas da Prefeitura de Jaboatão e do Fundo Municipal da Assistência Social. “Todos lemos em jornais e até nas ruas as pessoas comentam que os grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas vão gerar muitos empregos em hotéis e outros empreendimentos da hotelaria, mas as vezes não vejo tantas pessoas se formando para poder atender esses turistas”, questiona.

Cooordenadora de projetos sociais da Associação dos Moradores do Loreto, Joana D`Arc, explica que os alunos foram selecionados entre um grupo de 150 inscritos. Todos são egressos do Liberdade Assistida ou de programas como o Projovem ou de outros projetos voltados a jovens que correm riscos sociais. “Nosso objetivo é que esses jovens venham a trabalhar aqui e em outros hotéis do Estado”, explica, por isso a entidade decidiu selecionar pessoas que tivessem concluído pelo menos o Ensino Fundamental e tivessem facilidade para tratar com o público.

O projeto foi apresentado em janeiro para a gerência do Hotel Dorisol e foi aprovado em seleção realizada pela Secretaria de Promoção Humana do Município. Por sinal, a Prefeitura de Jaboatão e o Conselho Municipal de Assistência Social estão selecionando mais 10 instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos para realizarem cursos de qualificação profissional e social. A Entidade candidata deverá apresentar projeto para a execução das atividades a serem desenvolvidas, incluindo o detalhamento dos custos envolvidos na sua implementação, até a próxima sexta-feira.

Três profissionais do Hotel Dorisol serão responsáveis pelas aulas, que como temáticas Ética e Cidadania, Hotelaria e Turismo, Português e Inglês Instrumental. O turismólogo Flavio Romero; a gerente de Recursos Humanos, Amanda Lima e a chefe de recepção, Sarah Tainá, estão animados com a oportunidade. "A turma está bastante receptiva porque está percebendo que o curso pode abrir portas nesse campo da hotelaria", explica Amanda, que como todos os outros professores tem pós-graduação em sua área de atuação.

A secretária de Promoção Humana e Assistência Social, Socorro Araujo, explica que 15 entidades já foram selecionadas e irão capacitar 375 jovens. A Associação de Moradores do Loreto escolheu trabalhar com o Turismo, mas outras áreas também são beneficiadas: . “Este novo edital veio para completar as vagas já que temos a meta de formar 625 pessoas em nosso Município”, explica. Cada entidade pode solicitar até R$40 mil, que é o valor para um curso de 400 horas.
Por: Eduardo Amorim

Matéria vinculada no site a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Link: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2457

Postado por: Flávio Romero

2 comentários:

  1. Otima iniciativa..., esses joveis esperam ao menos uma oportunidade. E dessa vez, originada de forma tão satisfatória, garanto que serão um sucesso na vida profissional.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. esse curso vai nos ajudar muito,no mercado de trabalho e em nossas vidas pessoas, obrigado !

    ResponderExcluir